A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

XIII CONGRESSO NACIONAL DA PASTORAL FAMILIAR

Pe. Francisco de Assis Correia.

O XIII Congresso Nacional da Pastoral Familiar que acontecerá em Belo Horizonte, entre os dias 19 a 21 de agosto deste ano, tem como tema: “Família, Pessoa e Sociedade” – o mesmo da Semana da Família deste ano – e, como lema: “Somos Cidadãos e Membros da Família de Deus” (cf. Ef 2, 19).
A proposta é “ser um momento de formação e partilha de experiências que alicercem o trabalho da Pastoral Familiar nas dimensões do pertencimento à família na atualidade”.
Gosto de lembrar a definição de Pastoral Família dada pelo Frei Antônio Moser, ofm:
“... nascida no contexto urbano, julga que é neste nível que se implantam as raízes dos fatores mais deletérios que atuam sobre a família e sua estabilidade. (...). Sem negar que haja causas pessoais, aponta os conflitos sociais como forças que acirram os conflitos familiares; (...) percebe os sentimentos como resultantes de situações reais, que devem ser enfrentadas e resolvidas para que os comportamentos possam mudar efetivamente; (...) compreende-se inserida num processo de atuação conjunta, onde várias pastorais, sem perder sua especificidade, se iluminam e se reforçam mutuamente” (cf. Teologia Moral: questões vitais. Petrópolis: Vozes, 2004, pp. 76 – 94).
Não é, simplesmente, ter casais que, ocasionalmente, se reúnem na igreja para uma missa, para a Semana da Família, ou, até mesmo, reúnem-se em equipes, mas não têm nenhuma reflexão, nenhum roteiro, nenhuma assessoria... Nem mesmo, a Pastoral da Família resume-se em ter “movimentos familiares” na paróquia, ou, na Arquidiocese... Ela deve estar inserida na Pastoral de Conjunto!
Voltarei oportunamente ao assunto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário