A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

TEOLOGIA DO PLURALISMO RELIGIOSO (1)

Pe. Francisco de Assis Correia

O padre e teólogo José María Vigil, claretiano, como os Padres da Vila Tibério – Ribeirão Preto e Dom Pedro Casaldáliga – espanhol de nascimento, naturalizado nicaragüense e vivendo atualmente no Panamá – recentemente concedeu uma entrevista à THU On-Line, na qual tratou do tema de uma oficina sobre “Religiões e Paz: A visão/teologia necessária para tornar possível uma Aliança de Civilizações e de Religiões para o bem comum da humanidade e a vida do planeta”. Esta oficina fará parte do Fórum Mundial de Teologia e Libertação (FMTL), dentro do Fórum Social Mundial (FSM), que deve acontecer em Dakar, no Senegal, em fevereiro de 2011.
A mencionada Oficina está sendo organizada pela Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro mundo (ASETT/EADWOT), por meio de sua comissão teológica, da qual é responsável, na América Latina, José María Vigil.
Na referida entrevista, ele esclareceu, entre outras coisas, que: “teologia do pluralismo religioso consiste em ‘teologizar’, ou seja, refletir sobre o significado que pode ter o pluralismo religioso, a pluralidade de religiões: por que existem religiões e não só a minha religião em que fui ensinado que era a “única verdadeira”? As outras têm valor? Têm valor por si mesmas ou o recebem da minha? Posso reconhecê-las como válidas, ou tenho que procurar convertê-las? E se posso reconhecê-las, como ficam então a unicidade e “absoluticidade” que a minha religião sempre proclamou? Nessa reflexão toda consiste a teologia do pluralismo religioso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário