A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

INICIATIVAS PASTORAIS

Côn. Francisco de Assis Correia
11/01/2011

No momento em que se fala e se escreve tanto sobre “ser discípulo e missionário”, mas poucos querem ser discípulos (seguir Jesus Cristo) e, muito menos, ser missionários (anunciar e testemunhar Jesus Cristo); quando o mais visível e rendoso é promover novenas; promover cultos e bênçãos, etc... é salutar e esperançoso constatar novas iniciativas na pastoral.
Menciono, aqui, neste espaço, apenas algumas fora da mesmice em que se encontra a pastoral, dentro da conservação ou manutenção.
Uma delas é a Gestão de Liderança Cristã que tem como “objetivo, propiciar o aprimoramento dos agentes religiosos no sentido de investigar, compreender, avaliar e aprofundar os conhecimentos e as experiências em atividades pastorais”. Está sendo oferecido pela PUC – Minas, pela primeira vez (Cf. JORNAL de OPINIÃO, nº 1125, p. 04-05).
Embora com mais de 10 anos de existência, a PUC – Minas oferece, ainda, o curso de Teologia Pastoral. Ele é “voltado para religiosos e sacerdotes com intuito de tentar aprimorar o processo de evangelização no mundo atual”.
Ambos os cursos pretendem capacitar sacerdotes, religiosos e leigos no planejamento e na gestão a serviço do Evangelho.
No contexto atual de “muita superficialidade e pouca profundidade”, na análise de Giles Deleuze, como isso é oportuno e urgente!
A necessidade de se superar a “mania pastoralista”, o “funcionalismo clericalista”, a “lógica mercadológica” e ir de encontro à solidariedade.
Tornar as paróquias lugar de formação e as foranias “instâncias de participação e responsabilidade pastoral” (Frei Marco Antônio Torres).

Nenhum comentário:

Postar um comentário