A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

A JUVENTUDE E A VIOLÊNCIA.

Pe. Francisco de Assis Correia.
14/01/2011.

O subsídio da CF – 2011, em Jovens na CF (pp. 219-225), revela que o jovem brasileiro tem na Violência sua maior preocupação.
As estatísticas mostram, constantemente, que os jovens estão entre as principais vítimas da violência. É violência de todo tipo: violência resultante das drogas, violência praticada pela mídia, violência policial, violência doméstica, violência do trânsito...
Segundo a Rede de Informação Tecnológica Latino-Americana (Ritia), no Brasil, morrem, por dia, em média, 54 jovens vítimas de homicídio!
O Brasil é o 3º país com mais assassinatos de jovens no mundo!
Vem, por isso, muito acertadamente a Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, iniciativa das Pastorais da Juventude do Brasil, com o apoio do Setor Juventude da CNBB.
Iniciada em 2009, para este ano de 2011, a referida Campanha prevê:
- até o mês de abril, divulgação do texto-base;
- um seminário nacional, em agosto;
- 1ª Semana Nacional de Luta Contra a Violência e o Extermínio de Jovens, em novembro, antecedendo o Dia Nacional da Consciência Negra.
Para 2012, planeja-se a construção da marcha nacional da Campanha, programada para o mês de julho.
O objetivo da Campanha prevê permanentemente sensibilizar a sociedade e denunciar o extermínio dos jovens brasileiros.
Ampliar o diálogo com as forças sociais interessadas em discutir o tema da violência e pensar formas de enfrentamento para esta missão.
Está aí, pois, um programa a ser realizado, de maneira criativa, inteligente e concreta pelas Pastorais da Juventude!

Nenhum comentário:

Postar um comentário