A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

segunda-feira, 21 de março de 2011

A PROFECIA DA CF-2011
Pe. Francisco de Assis Correia
21/março/2011

O tema da CF-2011 é: Fraternidade e a Vida no Planeta.

O Tema: “A Criação geme em dores de parto” (Rm 8, 22).

O manual da CF-2011 (não contém só o texto-base), entre outras matérias relativas ao tema, é de uma atualidade profética!
Quero sublinhar, aqui, alguns pontos relativos à energia atômica, neste momento em que o Japão, além do terremoto e do “tsunami”, sofre a radiação do vazamento de suas usinas atômicas, na região mais afetada pelo caos!
O texto, com efeito, tratando das “energias sujas” justifica este nome pelas “conseqüências danosas para o meio ambiente e para a sociedade”. Entre elas está o urânio (“matéria necessária para se obter a energia por processos de fissão ou fusão nuclear”, p. 25).
Mais à frente, o texto afirma:
“A sociedade precisa se opor firmemente a iniciativas de expansão da matriz atômica, porque os seus resíduos permanecem ativos por longos anos; seria um problema que legaríamos para muitas gerações futuras” (pp. 105-106).
Pedindo que se escute, compreenda e responda ao grito da Terra, propõe que se gere energia com as fontes mais limpas possíveis e se revejam os seus usos, alerta:
“A energia atômica continua ameaçadora por causa das contaminações possíveis em vazamentos e com seu lixo” (p. 105).
A CF “propõe-se, então, provocar e/ou reforçar a mobilização da sociedade brasileira para exigir, do governo federal uma política energética que tenha o sol, o vento e as ondas do mar como fontes prioritárias. E que, ainda, esta política incentive e valorize tecnologias nacionais e a produção descentralizada” (p. 108).
E, por fim, propõe “mobilização em favor de uma prática cristã que revolucione a humanidade” (p. 170).
A hora é agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário