A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

quinta-feira, 4 de março de 2010


VII – Complexidades da Pós-Modernidade (I)


Francisco de Assis Correia *



Não bastassem os novos ateísmos contemporâneos, surgem as discussões acirradas em torno do monoteísmo e do politeísmo. A revista Concilium, nº 333 (2009/4) revela o debate: Monoteísmo - Repensando Divindade e Unidade. Este é seu título. As perguntas são muitas:
Seria mesmo o monoteísmo fonte e estimulo de violência, de perversidade, de exclusão? Seria o monoteísmo mortífero? Maleficente? Seria o monoteísmo avanço da razão? Seria, ainda hoje, válido e legitimo o monoteísmo? Por que as três religiões monoteístas (Judaismo, Cristianismo e Islamismo) se debatem? Os judeus acusam o Cristianismo de politeísta por afirmar Jesus Cristo como Filho de Deus e Messias... O Islamismo por negar a Trindade das Pessoas Divinas.
O debate já vem de longe. Desde o Iluminismo para cá. Na década de 60 do séc. 20, entre biblistas protestantes e católicos, o assunto voltou com intensidade explicita! E, mais recentemente, a partir de 1997, com a publicação, em alemão, da obra: Moisés, o Egípcio de Jan Assmann, o debate teológico ampliou-se!
A insistência no monoteísmo como violento, exclusivista, autoritário e o politeísmo como pacífico, inclusivista e tolerante predomina.
Vale, aqui, lembrar a tese de Hans Küng e pela qual vem trabalhando: não haverá paz no mundo, enquanto não houver paz entre as religiões!
Isto vai além de todo ecumenismo, de diálogo interreligioso e interhumano!
A aceitação do Deus Triuno (Trindade), Comunhão de Pessoas Divinas é o modelo de toda comunidade humana. Nela não há lugar para exclusões, para nenhum tipo de violência, nem de autoritarismo (nem religioso!)...





*Padre Professor Doutor. Leciona no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em Brodowski - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário