A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

quarta-feira, 3 de março de 2010

VI – Mindlin e as Telas de Calixto


Francisco de Assis Correia *

O falecimento do Dr. José Mindlin no último dia 28, trouxe-me à memória um encontro havido na catedral metropolitana de Ribeirão Preto, no dia 23 de agosto de 1975.
Mindlin veio à Ribeirão Preto para se inteirar da situação cultural da região, reunindo-se par isto com oitenta prefeitos que, convidados, só compareceram 4! Na sua humildade e simplicidade, justificou a ausência dos outros 76 que estariam em Barretos, onde se encontrava, no mesmo dia, o governador Paulo Egydio Martins.
Em entrevista à imprensa ribeirabretana, Mindlin prometeu incrementar a cultura na região, enviar um questionário às prefeituras sobre suas atividades culturais, etc.
Após a entrevista, ele foi visitar a nossa catedral metropolitana onde uma equipe de leigos liderava a restauração da mesma (1975-1979). Nela, prometeu enviar uma equipe técnica da Politécnica de São Paulo para assessorar a obra e pediu que as telas de Benedito Calixto, contando a vida de São Sebastião, fossem transportadas para a Capital, afim de serem restauradas, sem nenhum, ônus para a cúria metropolitana! (Cf. DIÁRIO DE NOTÍCIAS, O DIÁRIO, DIÁRIO DA MANHÃ, A CIDADE do dia 14/08/1975).
Dois meses depois, Mindlin pediu demissão do seu cargo de Secretario da Cultura do Estado de São Paulo, após o assassinato do jornalista Vladmir Herzog!
Com isso, todas as suas boas intenções e sérios propósitos de incrementar a nossa cultura na região se foram.
A memória desse grande Homem, permanece e nela, a nossa gratidão, Dr. José Mindlin(1914-2010).
Obrigado pela visita.
A Deus ! “Shallon”!


*Padre Professor Doutor. Leciona no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em Brodowski - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário