A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

V - Igreja e o Cinema


V - A Igreja e o Cinema


Francisco de Assis Correia *


Não vou escrever nenhuma história desta relação, nem nenhum tratado sobre este tema, alias, apaixonante, sobretudo, neste momento em que se aguarda o Oscar de 2009 (AVATAR ?, Amar sem Escalas ?...?)!
Lendo o Jornal de Opinião (15 à 21/02/2010), deparei-me com uma lista de 45 filmes, divulgados em 1996 pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais, organismo da Santa Sé, comemorando o centenário do cinema! Os filmes foram divididos em três categorias: religião, arte e valores, e apresentados como os melhores de todo este período:
Religião
A Paixão - Ferdinand Zecca (França, 1903)
Martírio de Joana d'Arc - Carl Dreyer (França, 1928)
Monsieur Vicent - Maurice Cloche (França, 1947)
As Flores de São Francisco - Roberto Rossellini (Itália, 1950)
Ordet - Carl Dreyer (Dinamarca, 1956)
Ben-Hur - William Wyler (Estados Unidos, 1959)
O Nazareno - Luis Buííuel (México, 1959)
O Evangelho segundo São Mateus - Pier Paolo Pasolini (Itália, 1964)
O Homem que não vendeu sua alma - Fred Zinnemann (Inglaterra, 1966)
Andrei Rublev - Andrei Tarkovsky (União Soviética, (966)
O Sacrificio - Andrei Tarkovsky (Suécia/França, 1986)
A Missão - Roland Joffe (Inglaterra, 1986)
A Festa de Babette - Gabriel Axel (Dinamarca, 1987)
Francesco - Liliana Cavani (Itália, 1988)

Arte

Nosferatu
F.W. Murnau (Alemanha, 1922)
Metropolis - Fritz Lang (Alemanha, 1927)
Napoleão - Abel Gance (França, 1927)
As Quatro Irmãs - George Cukor (Estados Unidos, 1933)
Tempos Modernos - Charles Chaplin (Estados Unidos, 1936)
A Grande Ilusão - Jean Renoir (França, 1937)
No Tempo das Diligências. John Ford (Estados Unidos, 1939)
O Mágico de Oz - Victor Fleming (Estados Unidos, 1939)
Fantasia - Walt Disney (Estados Unidos, 1940)
Cidadão Kane - Orson Welles (Estados Unidos, 1941)
The Lavendar HiII Mob - Charles Chrichton (Inglaterra, 1951)
A Estrada - Federico Fellini (Itália, 1954)
8 1/2 - Federico Fellini (Itália, 1963)
O Leopardo - Luchino Visconti (Itália, 1963)
200I : Uma Odisséia no Espaço - Stanley Kubrick (Inglaterra, 1968)

Valores
Intolerância - D.W. Giffith (Estados Unidos,1916)
Roma, Cidade Aberta - Roberto Rossellini (Itália, 1945)
A Felicidade não se compra - Frank Capra (Estados Unidos, 1947)
Ladrão de Bicicletas· Vittorio De Sica (Itália, 1948)
Sindicato de Ladrões - Elia Kazan (Estados Unidos, 1954)
A Harpa da Birmânia - Kon Ichikawa (Japão, 1956)
Morangos Silvestres - Ingmar Bergman (Suécia, 1957)
O Sétimo Selo -Ingmar Bergman (Suécia, 1957)
Dersu Uzala - Akira Kurosawa (União Soviética/Japão, 1975)
The Tree of Wooden Clogs - Ermanno Olmi (Itália, 1978)
Carruagens de Fogo - Hugh Hudson (Inglaterra, 1981)
Gandhi - Richard Attenborough (Inglaterra, 1982)
Adeus, meninos - Louis Malle (França, 1987)
O Decálogo - Krzystof Kieslowski (Polônia, 1988)
A Lista de Schindler - Steven Spielberg (Estados Unidos, 1993)

Destacam-se nesta lista a diversidade de valores e a pluralidade de opções. Claro que os critérios são igualmentes variados para a avaliação. Assim, por exemplo,destes 45 filmes, na lista de Rounald Bergan (Guia Ilustrado Zahar Cnema) de cem melhores filmes, só seis dos aqui listados aparecem! Em Lendo as Imagens do Cinema de Laurent Jullier e Michel Marie 7 !









*Padre Professor Doutor. Leciona no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP), em Brodowski - SP

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