A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

terça-feira, 26 de julho de 2011

COMPAIXÃO E SOLIDARIEDADE

Evangelho deste domingo: Mateus 14, 13-21.
Trata-se da multiplicação dos pães: Jesus encontra-se no deserto, acompanhado de uma multidão sem alimento e ordena a seus discípulos que providenciem o alimento.
Na narração de Mateus, Jesus aparece como o sucessor de Moisés, capaz de alimentar o povo com alimentos de vida e de conduzi-lo para a terra prometida. Ele é o novo Moisés: oferece um maná superior ao de Moisés, triunfa sobre as águas do mar como Moisés, liberta o povo do legalismo no qual sucumbira a Lei mosaica e abre caminho para a Terra Prometida a todos, sem distinção.
Jesus teve compaixão da multidão, curou seus doentes e multiplicou os pães. Compaixão não se confunde com dó, pena, dolorismo. “Na compaixão busca-se uma identificação com a dor do outro; é sentir junto, sofrer em comunhão”.
Jesus solidarizando-se com a multidão faminta, “destaca que é preciso dar de comer a quem tem fome e ressalta que eles comeram e se saciaram (Mc 6,30-44;...); mostrando que aquele que dá de comer ao faminto encontra o homem e o Filho do Homem (Mt 25, 35-40)”.
Jesus mostra-nos que Deus é um Deus da Vida e está a favor da vida dos homens. Indica-nos que é necessário reconquistar a vida, continuamente, contra a presença da fome, da morte, da opressão.
Aquele que “veio para dar vida e vida em abundância” convida-nos a trabalhar para que todos tenham condições de vida. Para esta missão, é necessário haja, em primeiro lugar, compaixão para com os famintos, com o drama da miséria, com as conseqüências das doenças, do problema da moradia, do trabalho...
É Necessário que vejam estas realidades a partir da vida das pessoas, isto é, a partir da ótica dos necessitados.
Alguém afirmou, em relação à fome, ser ela “o maior e o mais triste dos problemas. A fome já não está matando a longo, mas a curto prazo. Elimina sobretudo boa parte da população infantil”.
A solidariedade com os famintos, hoje, deve expressar-se na partilha dos recursos e na busca conjunta com os pobres dos caminhos condutores de uma vida, onde não haja famintos e onde quem tem comida de sobra não se dê ao luxo do desperdício, mas saiba repartir o pão com quem tem fome.
O caminho da multiplicação dos pães, hoje, passa necessariamente pela justa distribuição dos bens.
“Jesus não apenas faz o milagre da multiplicação dos cinco pães e dos dois peixes. O texto evangélico insiste no fato de dar. Jesus dá o pão e os peixes aos apóstolos e estes, por sua vez, os dão à multidão (Mt 14,19).
Esta insistência no dar possui grande significação. O verdadeiro milagre que pode ser sempre repetido e deve constituir a prática constante dos homens é a economia do dom e da solidariedade, mediante a repartição de todos os bens materiais. Se houvesse compaixão, partilha e capacidade de doação, não haveria pobres” (L. Boff).



Pe. Francisco de Assis Correia.
Pároco Emérito *

* Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutor em Filosofia pela Unicamp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário