A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

O CULTO DO BOM JESUS

Pe. Francisco de Assis Correia.

6 de agosto lembra: festa da Transfiguração do Senhor, a bomba atômica sobre Hiroshima no Japão e o culto do Bom Jesus.
Neste culto, como sublinhou Riolando Azzi, quatro eventos da vida de Jesus Cristo são evocados pelos devotos do Bom Jesus: “a coroação de espinhos e a flagelação de Cristo; o caminho doloroso em direção ao Calvário; a morte na cruz, e, por último, o seu sepultamento”.
Cada evento deste tem um (ou vários) nome: Bom Jesus da Cana Verde, “Ecce Homo” (Eis o Homem); Senhor dos Passos; Senhor do Bom Fim (ou seja, “o Senhor que encerra a sua missão redentora sobre a terra”) ou, Bom Jesus da Lapa; e o Senhor Morto.
Para o povo, “todas as imagens... são consideradas vivas, isto é, portadoras de graça, vida e saúde para os devotos”.
Segundo Riolando Azzi, nestas devoções, há a paixão sofrida por Cristo e sua Compaixão pelo povo.
Outros vêem nesta e noutras devoções populares, longe de ser alienação e ópio, resistência para sobreviver e enfrentar as dificuldades e os obstáculos da vida.
Ou, “se Jesus sofredor ajuda as pessoas a suportarem o peso dos sofrimentos da vida, não falta, também, por vezes, a denúncia daqueles que idolatram o poder e a riqueza”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário