A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

A PARÁBOLA DO SEMEADOR

Evangelho desse domingo: Mt 13, 1-23.
Trata da parábola do semeador e da semente.
Um atualíssimo livro sobre Jesus Cristo – Jesus, Aproximação Histórica (Petrópolis: Vozes, 2010), do teólogo e biblista espanhol José Antonio Pagola, a certa altura, apresenta Jesus como “Poeta da Compaixão”. Por isso, serviu-se de parábolas como caminho para “entrar” em sua experiência do Reino de Deus! As fontes cristãs conservaram cerca de quarenta parábolas!
Estas traduziam a experiência de vida de seus ouvintes (camponeses e pescadores) e podiam ajudá-los a abrir-se ao Reino de Deus.
Nesta parábola, a semente representa a palavra. O semeador é Cristo. Os diferentes tipos de terreno representam os diferentes tipos de ouvintes e suas variadas disposições ou atitudes.
Padre Antonio Vieira, no seu Sermão da Sexagésima (na verdade, um tratado sobre a oratória sacra), explicando esta referida parábola, afirmou: “O trigo que semeou o pregador evangélico, diz Cristo, que é a palavra de Deus. Os espinhos, as pedras, o caminho e a terra boa em que o trigo caiu, são os diversos corações dos homens. Os espinhos são os corações embaraçados com cuidados, com riquezas, com delícias, e nestes afoga-se a palavra de Deus. As pedras são os corações duros e obstinados e seca-se a palavra de Deus, e se nasce, não cria raízes. Os caminhos são os corações inquietos e perturbados com a passagem e tropel das coisas do mundo, umas que vão, outras que vêm, outras que atravessam, e todas passam, e nestes é pisada a palavra de Deus, porque ou a desatendem, ou a desprezam. Finalmente a terra boa são os corações bons, ou os homens de bom coração, e nestes prende e frutifica a palavra divina com tanta fecundidade e abundância, que se colhe cento por um”.

Pe. Francisco de Assis Correia.
Pároco Emérito *

* Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutor em Filosofia pela Unicamp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário