A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

quarta-feira, 6 de julho de 2011

A RADICALIDADE DE JESUS

Evangelho deste domingo: Mt 10, 37-42.
Àqueles (as) que esperam um Jesus adocicado, surpreende o Evangelho deste domingo pela sua radicalidade!
Como pode Jesus exigir: que Ele seja amado acima do amor aos nossos pais, dos nossos filhos? Que tomemos a nossa cruz para segui-Lo? Que percamos nossa vida por causa Dele?
Surpreende e até desconcerta, hoje, como no seu tempo!
O que ele quis dizer com isso?
Quer dizer que seus seguidores devem estar comprometidos com o Reino de Deus que Ele anuncia estar presente e que só o Reino de Deus é absoluto. Esta paixão pelo Reino e sua justiça deve também ser a do (a) discípulo (a). Nada além disso, deve deter seus seguidores!
É para essa radicalidade de Jesus, que nós, cristãos e cristãs precisamos estar voltados. É esta radicalidade, justamente, com o amor, que deve ser o critério de revisão de nossas vidas! Tudo o mais, então, torna-se relativo, secundário.
Por fugirmos desta radicalidade, invertemos o critério fundamental e nos escondemos em questões secundárias e até distantes da vida cristã, como fariseus do século XXI.
Esquecêmo-nos de que a prática é o indicativo da correta vida cristã e esta situa-se na vida diária.
Sob este prisma, vale a pena conferir o admirável filme Homens e Deuses, de Xavier Beauvois, que trata da radicalidade da vida cristã vivida pelos monges trapistas de Tibhrine, na Argélia, martirizados em 1996.
Tendo presente que a mentalidade pós moderna é “presentista”, ou seja, só pensa no presente e não no futuro (muito menos no passado), o filme leva-nos a pensar nos critérios da vida cristã, vividos no presente, com perspectiva de futuro: Reino de Deus em plenitude.
Vale a pena conferi-lo.



Pe. Francisco de Assis Correia.
Pároco Emérito *

* Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutor em Filosofia pela Unicamp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário