A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA

Pe. Francisco de Assis Correia.


De 14 a 20 de Agosto, celebra-se a 15º edição da Semana Nacional da Família.
Ela é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Família.
Este ano, discuti-se: “Família, Pessoa e Sociedade”.
É a Hora da Família 2011.
O subsidio traz sugestões de celebrações, reflexões sobre o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia do Catequista, Dia do Nascituro, etc...
Segundo Dom João Carlos Petrini, presidente da Comissão Pastoral para a Vida e a Família, esta semana deve ser celebrada como uma festa, pois:
“Quando uma família cristã faz festa, celebra o dom da vida e o dom da fé que cada um recebeu, festeja o dom do amor entre marido e mulher, o dom da maternidade e da paternidade, o dom do sacramento do matrimônio e, portanto, o dom que é a presença de Jesus Cristo na convivência familiar”.
Este é o ideal que se almeja na Pastoral Familiar.
Há, ainda, sugestões para as escolas trabalharem sobre a realidade e os valores da família; para as comunidades promoverem estudos e palestras sobre os valores da família; para se ouvirem testemunhos de casais; para celebração eucarística com todos os casais; para vigílias; para fórum da família; para teatro com o tema: “Família, Pessoa e Sociedade”, etc.
Da minha parte, sugiro que se veja o filme “A Árvore da Vida” (cujo lançamento, no Brasil, está previsto para 12/08/2011), em cuja sinopse, lê-se:
“Conta a história que aproxima o foco na relação entre pai e filho de uma família comum, e expande a ótica, desta rica relação, ao longo dos séculos, desde o Big Bang até o fim dos tempos, em uma fabulosa viagem pela história da vida e seus mistérios, que culmina na busca pelo amor altruísta e o perdão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário