A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

DEUS NÃO EXCLUI NINGUÉM.

Evangelho deste domingo: Mt. 15, 21-28.
Jesus é surpreendente! É amigo da mulher. Não a discrimina, como era comum no seu tempo. Tempo no qual ela era vista como tentação e pecado; submissa ao pai, ao marido; excluída da sociedade, do culto; fonte de impureza, discriminada também juridicamente!
Rompendo com esta situação, Jesus acolhe a mulher, aceita-a como sua discípula, dá-lhe dignidade e os mesmos direitos que os homens... Até mesmo uma não-judia – uma cananéia (Evangelho de hoje) – acaba sendo não só aceita por ele, mas atendida na sua fé (sua filha é curada por ele) e elogiada.
Comentando essa passagem evangélica, o grande biblísta e teólogo espanhol, José Antonio Pagola, observa:
“... A vontade desta mulher coincide com a de Deus, que não quer ver ninguém sofrer. Comovido e admirado pela confiança dela, diz-lhe assim: “Mulher, grande é tua fé; faça-se como tu queres”. A fé grande desta mulher é um exemplo para os discípulos de “fé pequena”. Mas o mais surpreendente é que o próprio Jesus se deixa ensinar e convencer por ela. A mulher tem razão: o sofrimento humano não conhece fronteiras, pois está presente em todos os povos e religiões. Embora a missão de Jesus se limite a Israel, a compaixão de Deus deve ser experimentada por todos os seus filhos e filhas. Contra tudo o que se possa imaginar, de acordo com o relato, esta mulher pagã ajudou Jesus a compreender melhor sua missão”.
Hoje é, também, DIA DOS PAIS. Dizem sociólogos contemporâneos que vivemos, atualmente, numa sociedade sem pai. “Pai já era”! Que tal, então, refletirmos sobre o Deus de Jesus Cristo, esse, sim, verdadeiramente PAI, ou melhor, Abbá (papai), porque é solícito para com todos os seus filhos e suas filhas; é bondade, compaixão; porque é presença e proximidade constante na vida de todos e de todas; porque respeita as decisões de seus filhos e suas filhas (Cf. Filho Pródigo!) e perdoa a todos e todas incondicionalmente. Nesse Deus Pai, todos podemos confiar inteiramente. É Deus da Vida!


Pe. Francisco de Assis Correia.
Pároco Emérito *

* Mestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma e Doutor em Filosofia pela Unicamp.

Nenhum comentário:

Postar um comentário