A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

PASTORAL DA FAMÍLIA

Pe. Francisco de Assis Correia.

Pastoral Familiar é de ambiente rural: não levava em conta as macroestruturas, não dava importância aos conflitos sociais como fatores responsáveis por conflitos familiares, acreditava nos efeitos dos bons sentimentos, como também dos bons conselhos. Dava pouca importância à pastoral de conjunto (Frei Antônio Moser, ofm)!
Pastoral da Família pretende responder ao ambiente urbano, complexo, com seus conflitos sociais, etc, não isoladamente, mas numa pastoral de conjunto.
A CNBB publicou o Diretório de Pastoral Familiar, em 2005 (Doc. nº 79), em duas óticas: uma mais explicativa e outra mais formativa e pastoral, oferecendo critérios para a mesma e que não podem ser ignorados.
Da mesma CNBB, lembro que a Comissão Nacional da Pastoral Familiar publicou: Pastoral Familiar na Paróquia: guia de implantação e o Guia de Preparação para a Vida Matrimonial: Encontros para Noivos.
Com uma competente e dedicada assessoria do pároco, juntamente com uma equipe de casais motivados e dispostos ao trabalho, pode-se criar uma Pastoral Familiar eficiente, pró-ativa e criativa a favor das famílias, da comunidade e da sociedade.
O que não se pode é fazer-de-conta, parado no tempo e fugindo dos angustiosos e urgentes problemas das famílias!

Nenhum comentário:

Postar um comentário