A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

INDIGNADOS DO MUNDO INTEIRO, UNÍ-VOS

Pe. Francico de Assis Correia.

Será que um mundo melhor é possível?
Indignado é aquele ou aquela que se indignou, isto, se encolerizou, ou se enfureceu, ou se revoltou frente à experiência de indignidade, de injustiça, de afronta...
É uma atitude extrema que não implica, entretanto, violência. Pode ser pacífica e é esta que muda um ambiente, um estado, um país, um mundo.
Refiro-me aos indignados da praça Tahrir (Cairo, Egito), da Puerta del Sol (Madri, Espanha), Syntagma (Atenas, Grécia), e de países como: Itália, Portugal, Inglaterra, Chile,...
Pretende-se a radicalização da democracia! Quer-se futuro!
Deles brota um grito de basta!
“Um basta à pregarização da vida, à mercadorização, à política irrelevante que nada decide, e quando decide, o faz, a favor do mercado, das finanças”.
São jovens que clamam:
“Menos materialismo e mais humanismo”!
“Dignidade”!
“É um desejo da utopia”!
“Não ao pensamento único”!
“Mudança do sistema”!
Há pontos que resumem reivindicações que, uma vez articulados, unidos, podem transformar o mundo, de mudar as coisas: assim, por exemplo, como explica Josep María Anteantas, professor de Sociologia da Universidade Autônoma de Barcelona (UAB): mudança no conceito de democracia representativa, rompimento com o neoliberalismo, fomentar a autoorganização popular, a participação nos assuntos coletivos, defesa dos bens comuns, solidariedade comum e igualdade.
O mesmo autor vê neste movimento dos indignados a recuperação da “confiança na ação coletiva, na capacidade coletiva de mudar as coisas”.
É o que precisam todos os indignados do mundo.
Um mundo melhor é possível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário