A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

A FIGURA DO PAI, HOJE

Pe. Francisco de Assis Correia.

A celebração do Dia dos Pais oferece-nos a oportunidade de refletir sobre a figura do pai, hoje.
Alguns especialistas em família e terapeutas familiares sublinham que a figura do pai, na pós-modernidade, desapareceu: “vivemos numa sociedade sem pai”, “não há mais lugar para pai, na sociedade de hoje”, “pai é brega”, etc...
O que aconteceu?
A mudança da mulher, trabalhando fora de casa, assumindo, às vezes, sozinha as despesas da casa, dirigindo a família, etc... revela que o pai perdeu seu lugar de provedor da casa e de chefe da família. Hoje, todos são responsáveis pelo êxito ou pelo fracasso da família. Deste modo, as relações entre as pessoas na família tornaram-se mais horizontais, igualitárias.
Do pai, espera-se sua presença em casa, na vida de sua esposa e de seus filhos; acompanhamento dos mesmos na escola, nos brinquedos; diálogo aberto, franco, sincero; abertura para as outras famílias, para a sociedade e seus anseios. Vontade de ser mais e partilhar a vida com tudo o que ela tem e traz surpreendentemente.
Apoiado na fé em Deus Pai, esforça-se para tornar sua família uma comunidade de vida e de amor e trabalha para que outras famílias possam, também, assim se tornarem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário