A Caminho da Pascoa: Acreditar na Solidariedade, na Partilha é corresponder ao mandato apostolico deixado por Jesus Cristo... somos discipulos e missionarios, chamados a servir ao proximo com caridade, solidariedade e partilha.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

A FOME NO MUNDO

Pe. Francisco de Assis Correia

Artigo de Esther Vivas – membro do Centro de Estudos sobre Movimentos Sociais da Universidade Pompeu Fabra de Barcelona, Espanha, intitulado “Os Porquês da Fome” (cf. IHU, 01/08/2011) revela que: a fome não é uma “fatalidade inevitável. As causas da fome são políticas”!
Somos, no mundo, cerca de 7 bilhões de seres humanos. A comida produzida no mundo de hoje dá para 12 bilhões!
O que que acontece? Acontece que comida virou mercadoria, negócio, especulação.
Os países em desenvolvimento dependem dos países desenvolvidos que, por sua vez, compram, abaixo preço, dos países produtores que, uma vez, industrializados, chegam até a comprar dos países pobres, as suas melhores terras para produzir e exportar alimentos, o que tem ocorrido, por exemplo, no Suldão!
A competição desleal com os produtos dos países pobres é outro fator.
A especulação financeira com as matérias primas... as bolsas de valores que determinam os preços dos alimentos (Chicago, Londres, Paris, Amsterdam, Frankfurt...).
Segundo Mike Masters, 75% do investimento financeiro do setor agrícola é de caráter especulativo. Especula-se com a comida!
A fome no mundo é resultado da “globalização ao serviço dos interesses privados”!
Segundo a ONU, “a fome é um problema político. É uma questão de justiça social e de políticas de distribuição”.
O artigo conclui que: “se queremos acabar com a fome no mundo é urgente apostar noutras políticas agrícolas e alimentares que coloquem no seu centro as pessoas, as suas necessidades, aqueles que trabalham a terra e o eco-sistema”.
Por feliz coincidência, o artigo publicado pela IHU sobre a fome, saiu publicado após o evangelho proclamado ontem (31/07/2011): o da multiplicação dos pães e dos peixes (18º Domingo do Tempo Comum)!
Jesus multiplicou os pães e os peixes! Foram distribuídos sem corrupção, sem improbidade administrativa, sem desculpas de gastos, sem intermediários, sem propinas, sem burocracia... E ainda, com as sobras, encheram-se 12 cestos.
Trata-se de partilha entre irmãos!
Onde ela acontece, não há fome nem miséria...

Nenhum comentário:

Postar um comentário